Seja bem-vindo
Serrinha,04/02/2026

  • A +
  • A -

Obras do Hospital e Maternidade Regional do Sisal seguem dentro do cronograma, afirma engenheiro responsável

William Ferreira explica etapas da construção, desafios do solo e garante que não há atraso no andamento da obra em Serrinha

Info Serrinha
Obras do Hospital e Maternidade Regional do Sisal seguem dentro do cronograma, afirma engenheiro responsável Foto Reprodução Info

As obras do Hospital e Maternidade Regional do Sisal, em Serrinha, seguem dentro do prazo previsto no cronograma oficial. A informação foi confirmada pelo engenheiro responsável pelo empreendimento, William Ferreira, em entrevista ao site Info Serrinha, na manhã desta terça-feira (13).

Segundo o engenheiro, apesar da complexidade dos serviços executados até o momento, não há atraso na obra. “A obra se encontra dentro do cronograma, não está atrasada. A gente está na terceira etapa, que é a etapa da fundação dos blocos de concreto”, afirmou.

De acordo com o Info Serrinha, William Ferreira explicou que o hospital será construído com estrutura totalmente pré-moldada, utilizando o sistema offsite, o que torna a fase de fundação uma das mais importantes do processo. “A obra será toda pré-moldada, então as partes críticas da construção hoje se baseiam exatamente na fundação”, destacou.


O engenheiro também comentou sobre as dificuldades encontradas no terreno, que possui solo rochoso e de alta densidade, o que acabou tornando a etapa de terraplanagem mais lenta. “Temos um solo rochoso que não é propício para fazer a terraplanagem de forma mais rápida. Tivemos que romper muita rocha, mas sem detonação, para não gerar problemas no hospital que já existe ao lado e nas casas populares próximas”, explicou.

Ainda conforme relatado ao Info Serrinha, William Ferreira ressaltou que, embora a detonação fosse uma alternativa mais rápida, a escolha por métodos mecânicos garantiu maior segurança à obra. “Implodir as rochas seria muito mais rápido, só que traria riscos (...). Por isso, optamos por máquinas específicas para o rompimento”, disse.

O engenheiro detalhou que as etapas iniciais incluíram a limpeza do terreno e a sondagem do solo. “A primeira etapa foi a limpeza do terreno e a sondagem, que revelou um nível de rocha muito alto”, pontuou, explicando que essa fase levou cerca de 35 dias até a assinatura da ordem de serviço.


Com a conclusão da fundação, a expectativa é de aceleração no ritmo da obra. “Depois que os pilares e lajes pré-moldados forem instalados, a obra segue o fluxo normal, com fechamento de paredes, pisos e instalações”, concluiu.








As obras do Hospital e Maternidade Regional do Sisal tiveram início em julho de 2026 e a previsão de conclusão é de 20 meses.

Folha do Sisal




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.