Abertura da Jornada Pedagógica 2026 reúne educadores e marca início do ano letivo em Serrinha
Evento reúne professores, gestores e autoridades para alinhamento das práticas educacionais no maior município do Território do Sisal
Foto Reprodução A Jornada Pedagógica 2026 teve início nesta segunda-feira (2) e marcou oficialmente a abertura do ano letivo em Serrinha, maior município do Território do Sisal, no interior da Bahia. O evento foi realizado na Quadra da Cidade Nova e reuniu professores, gestores escolares e profissionais da educação para um momento de escuta, aprendizado e alinhamento das ações pedagógicas que irão nortear o ensino na rede municipal ao longo do ano.
A abertura contou com a palestra do educador Davi Gonzaga de Matos, que trouxe reflexões a partir do tema “Relações que motivam, compromisso que constrói!”, destacando o papel das relações humanas no processo de ensino-aprendizagem. A Jornada Pedagógica segue até a próxima sexta-feira, 6 de fevereiro, com programação voltada à formação continuada e ao fortalecimento das práticas educacionais no município.

Durante o evento, professores destacaram a importância do momento para o recomeço das atividades escolares. “Nessa jornada 2026 eu já gostei do tema que é; relações que motivam o compromisso que constrói. Particularmente, eu acho que, de fato, as relações, boas relações, constroem muito do conhecimento, constroem muito do aprendizado, porque quando a gente consegue criar um vínculo afetivo com o aluno, com os pais dos nossos alunos, com colegas de trabalho, a coisa se desenvolve muito melhor”, afirmou a professora Edna Clara, da educação especial de Serrinha.
A professora Tatiana Boaventura também ressaltou o caráter formativo da Jornada Pedagógica. “É um momento de reflexão para todos os professores, né, um momento muito esperado por todos os professores. É um momento de reflexão, estudo, pesquisa também, troca de experiências, que a gente pode reavaliar o que não foi muito bem e trazer uma nova perspectiva para o processo de aprendizagem”, destacou. A abertura do evento contou ainda com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Betânia, de outros secretários de governo e do prefeito Cyro Novais.
Folha do Sisal




COMENTÁRIOS