Seja bem-vindo
Serrinha,03/02/2026

  • A +
  • A -

Lamarão entra na lista da Coelba em operação contra fiação clandestina

Município do Território do Sisal será alvo da Operação Gatonet, que remove cabos irregulares de internet e telefonia


Lamarão entra na lista da Coelba em operação contra fiação clandestina Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba

O município de Lamarão, no Território do Sisal, está entre as cidades baianas que serão alvo da Operação Gatonet, deflagrada pela Neoenergia Coelba com o objetivo de combater a instalação irregular de cabos de internet e telefonia. A ação segue até sexta-feira (16) e tem como foco a remoção de fiações clandestinas que colocam em risco a segurança da população.

Segundo a Coelba, o emaranhado de fios instalado sem autorização técnica tem provocado poluição visual, além de representar riscos de acidentes, incêndios, curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Durante a operação, equipes da distribuidora irão retirar cabos, caixas e outros equipamentos instalados de forma irregular nos postes.

Lamarão é a única cidade do Território do Sisal incluída na lista da operação nesta etapa. Ao todo, 21 municípios baianos foram selecionados com base no alto número de denúncias e irregularidades detectadas, incluindo cidades da capital, Região Metropolitana e do interior do estado.

De acordo com a Neoenergia Coelba, a responsabilidade pela instalação e manutenção dos cabos de telecomunicação é das operadoras. No entanto, diante dos riscos à segurança pública, a concessionária atua de forma preventiva, removendo os equipamentos irregulares.

A empresa informou ainda que os provedores de internet que atuam de forma irregular podem evitar a retirada dos cabos ao buscar a regularização. Para isso, foi disponibilizado um canal exclusivo de atendimento, por meio do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, onde as operadoras podem tirar dúvidas, receber orientações técnicas e submeter projetos para aprovação.

A Coelba reforça que o chamado “gatonet” é a principal causa do emaranhado de fios registrado nas cidades e que a regularização dos serviços é fundamental para garantir segurança, qualidade no fornecimento de energia e organização do espaço urbano.

Folha do Sisal




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.