Barrocas articula parceria com Serrinha para uso de aterro sanitário e encerramento do lixão
Prefeitos discutem consórcio entre os municípios para destinação adequada dos resíduos sólidos

Nesta quinta-feira (17), os prefeitos Almir de Maciel (Barrocas) e Cyro Novais (Serrinha) se reuniram para discutir uma possível parceria entre os dois municípios visando à destinação sustentável dos resíduos sólidos. O encontro, realizado em Serrinha, teve como pauta principal a utilização consorciada do aterro sanitário do município serrinhense, o que permitirá a desativação do lixão atualmente utilizado por Barrocas.
A iniciativa representa um avanço importante na gestão ambiental regional e atende a uma demanda antiga da população barroquense. “A gente está precisando organizar e acabar com o lixão de Barrocas. Como Serrinha saiu na frente, viemos buscar essa experiência e contar com o apoio do prefeito Cyro para fazer essa parceria acontecer”, destacou Almir.
Durante a reunião, os gestores ressaltaram o papel do consórcio intermunicipal como instrumento para fortalecer políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. “Estamos trocando experiências e discutindo o fim dos lixões. É um momento de união em prol do meio ambiente e das cidades-irmãs, Serrinha e Barrocas”, afirmou Cyro Novais.
Além dos prefeitos, participaram do encontro o vice-prefeito de Barrocas, Kekeu de Dãozinho, o secretário municipal de Meio Ambiente de Barrocas, Renato Lopes, o secretário de Adm. e Finanças, Dhemisson Queiroz, e o secretário de Meio Ambiente de Serrinha, Diego Tomaz.
A reunião marca o início de um diálogo institucional que pode resultar na formalização de um consórcio entre os municípios para o uso compartilhado do aterro sanitário de Serrinha, beneficiando não apenas Barrocas, mas também a região sisaleira como um todo.
Folha do Sisal
COMENTÁRIOS