Seja bem-vindo
Serrinha,16/07/2025

  • A +
  • A -

PT realiza eleições internas na Bahia neste domingo; território do Sisal tem apenas duas cidades administradas pelo partido

Votação mobiliza cerca de 192 mil filiados na Bahia e define novas lideranças nacionais, estaduais e municipais; no território do Sisal, o PED é visto como passo para reconstrução da força do partido.

Folha do Sisal
PT realiza eleições internas na Bahia neste domingo; território do Sisal tem apenas duas cidades administradas pelo partido Eleição acontece neste domingo

O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza neste domingo (6) seu Processo de Eleições Diretas (PED) em todo o país. A votação acontece das 9h às 17h, com filiados escolhendo os presidentes dos diretórios nacional, estadual e municipal, além das chapas correspondentes. Na Bahia, o partido mobiliza cerca de 192 mil filiados habilitados para votar em 381 municípios, com expectativa de participação de aproximadamente 40 mil pessoas. 

No estado, cinco nomes disputam a presidência do PT: Gabriel Cavalcante, Jonas Paulo, Paulo Riela, Rodrigo Pereira e Tássio Brito. O atual presidente, Éder Valadares, que teve o mandato prorrogado devido à pandemia, não concorre à reeleição. Ele afirmou que o objetivo do PED é fortalecer o partido para os próximos desafios. “Esperamos sair deste PED com uma agenda unificada para os desafios eleitorais de 2026”, disse.

No cenário nacional, quatro candidatos disputam a presidência do PT: Edil Silva, Walter Pomar, Romênio Pereira e Rui Falcão, representando diferentes correntes da legenda. O vencedor precisa obter mais de 50% dos votos válidos.

No território do Sisal, diversas cidades com diretório municipal realizam a votação. A região já foi um dos principais polos de influência do PT na Bahia, tendo elegido prefeitos em importantes cidades como Serrinha, Conceição do Coité, Teofilândia, Tucano, Valente e Queimadas. No entanto, atualmente, o partido administra apenas duas prefeituras na microrregião: Barrocas e Lamarão.

A redução no número de prefeituras controladas pelo PT no território reflete os desafios recentes enfrentados pelo partido na região, que historicamente foi uma de suas principais bases eleitorais no interior da Bahia. O PED deste domingo, além de definir novas lideranças, é visto como passo estratégico para a reconstrução da presença petista no Sisal rumo às eleições de 2026.

Folha do Sisal




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.